segunda-feira, 23 de março de 2009

O dia seguinte...

Durante a tarde de ontem estranhei estar-me a sentir muito menos cansado do que imaginaria após terminar uma meia maratona com a minha preparação. Mas esta manhã o cansaço muscular manifestou-se ao acordar com os músculos das pernas com contracturas. Durante o dia a sensação agravou-se o que me levou a chegar a enviar na banheira, mal cheguei a casa, para um banho de imersão que esperemos que faça efeito.

Concluida esta primeira etapa do regresso às corridas, aqui ficam algumas das resoluções tomadas hoje:
Redefinição de objectivo: fazer 1h37 na Meia Maratona de Portugal em Setembro

Para tal há que:

1) apostar nas componentes de treino que foram descuradas nestes primeiros 5 meses: flexibilidade e musculação
uma vez que dificilmente tenho condições para aumentar o n.º de treinos de corrida (3/4 por semana) vou utilizar os dias de descanso para fazer algum trabalho de resistência muscular (pernas, abdominais, dorsais e braços) e de flexibilidade

2) perder peso (desejavelmente atingir em Setembro um peso sub-75kg)
Até aqui não fiz nenhuma alteração nos meus (maus) hábitos alimentares. Não espero milagres, mas vou começar a ter alguns cuidados, em particular tentar dormir mais tempo.

3) treinar, treinar e treinar-competir
A prova de ontem foi um bom exemplo do quão esquecido eu estou das rotinas de competição. Para suprir essa lacuna vou fazer mais treinos em competição (para poder errar mais vezes antes da Meia em Setembro). Neste sentido, inscrevi-me hoje em 2 provas: corrida dos sinos (15 km) no dia 5 de Abril e corrida do Benfica (10 km) em 26 de Abril.

2 comentários:

rustman disse...

Assim mesmo é que é... a ver se vou contigo nalguma dessas provas!

joaquim adelino disse...

Assim está bem.
Defenir objectivos é o primeiro passo para continuar no bom caminho da recuperação das qualidades que têm andado um pouco escondidas. (Só um exemplo que conhece, o Paulo Durães, após ausência prolongada, regressou à pouco e no Domingo já fez 1,13h.) por isso meu amigo ainda existe aí muitas qualidades para demonstrar.
Um abraço.