domingo, 25 de outubro de 2009

29ª Corrida do Tejo | Crónica



Fui pela primeira vez à Corrida do Tejo e gostei! Organização impecável, com promenores que merecem ser destacados:
- t-shirt técnica de boa qualidade, com a particularidade de ter o número (dorsal) impresso directamente na t-shirt;
- zonas de partida diferenciadas por tempos...e que funcionaram!
- pacemakers de ritmos eficientes, pelo menos o que indicava "sub 40 min." foi sempre à minha frente umas dezenas de metros e cumpri na perfeição o que lhe foi pedido.
- placas indicadoras dos kms da prova bem grandes...impossível falhar;
- zona de validação do chip e cronómetro mesmo aos 5kms, simpático para quem não usa cronómetro poder mais tarde analisar os 2 parciais à legua.
- não é certamente novidade, mas agradou-me bastante a ideia de disponibilizarem fruta à descrição no final da prova.

Quanto à minha prova referir que, ao contrário da meia maratona, não tinha um objectivo definido. Esta prova (e as próximas que farei) foi encarada como um "treino" competitivo, ainda assim queria tentar correr abaixo de 4:10/km, ou seja, fazer melhor que 41:40.

As sensações iniciais antes da partida não eram as melhores. Sentia-me cansado, a ida ao concerto da Mariza na noite anterior e a semana (mais intensa que o habitual) de trabalho terão tido a sua influência. A hora da prova, 10 horas, ou seja 11 horas na hora antiga, também não ajudou em termos de calor...antes mesmo de começar a correr já sentia sede (desta vez esqueci-me de levar água comigo para partida).

Junto com o meu irmão, saí rápido (logo abaixo de 4'/km) e enfrentei a primeira subida com sangue na guelra, a forçar. Consegui ir bem até aos 6 km, com uma passagem aos 5km abaixo dos 20 minutos. Ao 7 km fraquejei, descolei do meu mano e, apesar de uma subida, fiz um km em "penosos" 4:22. Os últimos 3km foram melhores mas o cansaço com que ia faziam antever que já não iria baixar os 40 minutos. Fiquei perto, 40:22, o que acaba por ser um bom resultado se tivermos em conta que ainda apenas uma semana fizera a meia maratona.

Aqui ficam os tempos registados pelo meu Garmin:



***

2 comentários:

Unknown disse...

parabéns pela prova

MPaiva disse...

Excelente resultado! Parabéns!

abraço
MPaiva