domingo, 27 de dezembro de 2009

São Silvestre de Lisboa | Crónica


E ao fim de 435 dias sou novamente um sub 40' aos 10 km.

Participei hoje na 2ª edição da São Silvestre de Lisboa e obtive um resultado que me surpreendeu, pois derrubei a barreira psicológica dos 40 minutos aos 10 km, ou seja, menos de 4:00 ao km.

Evolução:
43:54 - Corrida do Benfica (Abr-09)
40:21 - Corrida do Tejo (Out-09)
39:31 - São Silvestre de Lisboa (Dez-09)

***

A minha prova:

O Antes da partida
Contrariamente ao que é habitual não tinha uma única razão de queixa em termos físicos, sentia-me bem e com pica para correr. Contudo, não estava muito confiante em relação à distância. Depois da participação na Corrida do Tejo, em termos de treino houve uma mudança de chip. Sei que tenho treinado bem, mas a preparação visa correr novamente rápido provas mais curtas, pelo que estava receoso em enfrentar novamente os 10km, até porque a experiência de Matos Velhos ainda estava "viva"...

A partida
Após um aquecimento nas calmas com o meu mano, dirigimo-nos para a partida e ficámos bem colocados, num segundo grupo, logo a seguir à elite.

Os primeiros 2 km
Se fosse correr sozinho, a estratégia da prova passaria por fazer os primeiros 3 km sem forçar muito e só depois imprimir um ritmo de 4:00 ao km, mas como ia com o meu irmão, optei por ir atrás dele e deixá-lo a ser ele a decidir a estratégia. Arrancámos e quando passámos ao 1º km ouvi-o dizer 3:50 (eu sem óculos nem vi a placa...). Imediatamente pensei: "vai rápido, a este ritmo chegas aos 5/6 km e dás o berro). Entretanto apanhámos um grupo de jovens do triatlo muito compacto e o meu irmão decidiu que seria um bom comboio para apanharmos. Nisto, passados uns metros, ele fica agarrado ao gémeo com uma contratura. Pensei: "bonito, aqui vais tu a menos de 4:00 e agora ficas sozinho...".

O 3º, 4º e 5º Km
Lá fui na cauda do grupo de "triatletas" e assim se passou o 3º e o 4º km. Com a passagem na zona da partida aproximava-se a subida da Av. da Liberdade. Tive receio que a subida desse cabo do ritmo, mas senti-me bem, com o grupo a desmoronar-se tentei seguir o elemento mais activo. Quando se deu o retorno constatei que afinal a subida não tinha sido assim tão dura. Aproveitei a descida para retomar a passada larga, mas sempre sem exagerar. Passei aos 5km em 19:54 e com as sensações com que ia pensei: "Porreiro, mesmo que quebre o tempo final será abaixo dos 41 minutos".

A "cenoura" chamada Marcelino
Ao longo dos primeiros 5 km fui a espaços tendo a companhia de um atleta - Marcelino - que era constantemente brindado com incentivos do público ao longo do percurso. Na segunda passagem no Rossio agarrei-me a ele e a outro companheiro de prova que parecia ser a sua lebre. Colado como uma lapa o 7º, o 8º e 9º km foram feitos em ritmo bastante forte (3:51, 3:53 e 3:55), de tal maneira que quando cheguei ao último km já não tive capacidade de mudar de velocidade, mas mesmo assim juntei mais um a 3:53, o que no total correspondeu a um tempo de 39:31.

***

A minha corrida em números:


***

5 comentários:

Braz Sebastiao disse...

Olá Nuno

Os meus parabéns pela bela prova que realizastes... a partir daqui é sempre a melhorar !!!... ainda existe muito talento e garra, apesar de todos essses anos parado!!! ... há apenas o senão dos manos Sebastiao não terem concluifo a prova juntos como gostariam !!!
Um abraço e melhores dias virão para o Pedro... teria sido uma luta brilhante.

MPaiva disse...

Parabéns pela prova e pelo excelente tempo alcançado. Os treinos e a dedicação à corrida estão a produzir os seus efeitos!

abraço
MPaiva

NS disse...

Viva Pai

Foi pena a lesão do Pedro...estou convencido que se ele tivesse continuado me fazia a folha no último km...

Há sempre um lado positivo...ficou com ganas de dia 23/Jan passar a ser o detentor do recorde da família aos 1500m na pista coberta :-)

A ver vamos...

NS disse...

Viva Miguel

A queda da barreira dos 40' já cá canta!

Percebi pelo teu relato da S. Silvestre do Porto que, no teu caso, não estavam reunidas as condições para atingir esse objectivo. Não faltaram oportunidades!

Continuação de bons treinos,
Abraço
NS

NS disse...

errata: faltarão...