domingo, 26 de setembro de 2010

Campeonato Nacional de Veteranos de 10.000 metros | Crónica

No final da época de juvenil, em Julho de 1991, decidi em pleno treino fazer um teste de 10 kms na velhinha pista junto ao estádio da Luz. Essa experiência acabou por ser o meu recorde pessoal (34:06) pois nunca cheguei a competir na distância. Até ontem...

Como não queria ir competir à meia-maratona da ponte vasco da gama (a experiência do ano passado ainda estava fresca na memória...), o campeonato de 10.000 metros para veteranos apareceu em boa altura, pois enquadrou-se perfeitamente na planificação para a meia do Porto. Tornou-se no teste final para aferir do meu estado de forma. E na minha opinião passei com distinção!

Fiz 38:57, algo que não me passava pela cabeça conseguir. Tinha como objectivo baixar os 40 minutos, e como desejo secreto fazer menos que os 39:31 feitos em estrada no final do ano passado. Mas as 25 voltas estavam a fazer um bocado de confusão, ainda para mais o treino de séries na pista das Caldas da Rainha, na semana passada, não tinha deixado boas indicações.

A prova realizou-se na Pista Moniz Pereira, no Lumiar junto à Alta de Lisboa. Nunca lá tinha estado. A primeira impressão não foi a melhor. O local é demasiado desabrigado o que faz com que, em dias ventosos como o de ontem, se torne mais complicado gerir o ritmo da corrida.

Apesar de se tratar de um campeonato nacional, o nível da prova, quer em termos de número de participações, quer, principalmente, em termos qualitativos é muito fraco, excepção feita ao vencedor (João Marques), que deu voltas de avanço a todos os restantes atletas. É o que se arranja, e há que dar mérito a quem participa!

Aqui fica a minha prestação:

01 km : 3.41,5
02 km : 3.47,0 (7.28,5)
03 km : 3.48,7 (11.17,2)
04 km : 3.52,2 (15.09,4)
05 km : 3.55,1 (19.04,6)
06 km : 3.58,6 (23.03,1)
07 km : 4.03,0 (27.06,1)
08 km : 4.02,9 (31.08,9)
09 km : 4.02,0 (35.10,9)
10 km : 3.46,9 (38.57,9)

Como o objectivo era tentar baixar os 40 minutos, programei o garmin pela primeira vez para produzir um sinal sonoro a cada 96 segundos. Nos primeiros kms não tendo ninguém como referência para correr nesse ritmo, acabei por seguir um atleta ligeiramente mais rápido e fui progressivamente ganhando avanço ao ritmo dos 4:00/km. Quando passei aos 5 km e vi o primeiro parcial (19:04), mentalmente disse-me para mim: "aconteça o que acontecer já valeu a pena só por estes 5 km". A prova continuou e eu acabei por descolar desse atleta, mas mesmo assim consegui estabilizar o meu ritmo sozinho e em encontrar forças para fazer uma última volta em 84,1, o que me possibilitou repetir a 2ª légua abaixo dos 20 minutos (19:53) e principalmente baixar os 39 minutos.

Se a isto somarmos uma participação na meia maratona da ponte vasco da gama a treinar (ainda assim 1:36:21...menos 3 minutos que no ano passado a competir...) pode dizer-se que foi um fim de semana em grande.

Agora a palavra de ordem é recuperar e reduzir a carga. Até ao Porto vão ser footings lentos (mas sempre com sessões de rectas) e em princípio fazer, à semelhança do ano passado, um yaso (10x800m) no próximo fim de semana.

***

As fotos:

A minha «boleia» (enquanto tive pernas)

O apoio familiar, até junto à pista (thanks Paula & Afonso)

O saboroso cortar a meta


***

5 comentários:

Milton disse...

Carissímo,
Fantástico tempo para se fazer em pista! Para além de demonstrares boa resistência psicológica a tantas voltas na pista...
O que se passou na Meia-maratona de Portugal no ano passado? O traçado deste ano é muito bom para quem quer bater records.
Um abraço e continuação de boa preparação para o Porto,
Milton
http://runningroutes.blogspot.com/

NS disse...

Obrigado Milton.
Quanto ao ano passado podes ler aqui o relato.

Sim, de facto o percurso deste ano pareceu-me excelente. Melhor só mesmo passar ao lado do viaduto de Santa Apolónia para eliminar as duas elevações :-)

Continuo é a achar que a prova devia começar mais cedo, menos uma hora fazia bastante diferença nos tempos finais...mas com a logística que a prova envolve deve ser complicado.

Abraço,

NS

MPaiva disse...

Nuno,

Muitos parabéns por essa excelente prova com um tempo muito bom. A andares assim já não vai dar para te acompanhar!

abraço
MPaiva

NS disse...

Viva Miguel,

De facto a coisa correu bem, a ver vamos se consigo transpor este resultado para a meia maratona.

Espero que a tua preparação para maratona te permita também fazer uma gracinha na distância inferior.

Abraço,

NS

Anónimo disse...

Grande Nuno,

Foi pena não ter ficado para ver a prova, estava limitado pelo Feliciano que tinha que ir embora. Pessoalmente acho que foi muito bom!!!

Grande abraço gloriso :)!

Ricardo lemos