domingo, 17 de outubro de 2010

Torneio de Encerramento ANAV | 3000m | Crónica

Este ano, por motivos de saúde, as minhas participações em provas de pista limitaram-se a incursões em distâncias curtas (400m e 800m), excepção feita ao nacional de 10.000m há três semanas. Por isso a prova de hoje foi provavelmente a última oportunidade de correr em pista este ano, e eu queria muito fechar o ano com uma marca numa das distâncias (1500m / 3000m / 5000m) que, em condições normais, irei sempre previlegiar.

Tendo feito a meia maratona da Moita apenas há uma semana, e com os treinos a previlegiarem as grandes distâncias, as expectativas em termos de marca não eram elevadas. Fixei como objetivo baixar os 10:30 que tinha sido a marca que o meu irmão fizera na pista coberta (10:29).

À partida, uma olhadela à concorrência e apenas o meu mano era o adversário a ter em conta. Apesar do atleta (David Fernandes) que vencera o escalão M35 no nacional de 10000m estar presente, deu para perceber que não iria competir. Há hora da prova já devia ter mais de uma hora de treino e uma volta de 400m em 64 segundos a fazer de lebre na prova de 800m.

Soou o tiro de partida e coloquei-me na frente a puxar com o meu irmão logo atrás. Os primeiros 200m foram percorridos em 39" e os 400m em 79", ou seja ritmo 3:20/km, ritmo para 10:00, a marca que o meu mano almejava. Aos 1100m, o meu irmão pede passagem, e eu agarro-me a ele. Segui-o até aos 1700m e a partir daí a foi se cavando uma diferença que no final se saldou em cerca de 12 segundos. O meu irmão ganhou com cerca 10:06 e eu terei feito 10:18/10:19. A passagem aos 2 km em 6:48 faz com que a sequência dos 3 km tenha sido: 3:21, 3:27 e 3:30.

Até fiquei satisfeito com o resultado final, mas o facto de não ter conseguido mudar de velocidade na última volta faz com que a última sensação da prova seja a de quebra...

***

As fotos:

Os dois estarolas. A sorte grande e a aproximação :-)

Inicialmente a ordem foi esta...

Depois a ordem natural das coisas...

Duas gerações em compita

Abram alas ao vencedor

Aí esse ácido láctico...

A geração futura no abraço final...as "partneres" estavam atrás das câmaras :-)

***

1 comentário:

MPaiva disse...

Excelente prova! Parabéns!

abraço
MPaiva