quarta-feira, 28 de março de 2012

Km Municipal e a estreia no lançamento do peso

Ontem à noite fui à pista do Paúl participar na 3ª jornada do Campeonato Municipal de Pista de Torres Vedras. Era noite de jogo da Champions na TV, mas o atletismo falou mais alto, isso ou a pouca crença de que o Benfica ganhava ao Chelsea...

As festividades começaram com a minha estreia no lançamento do peso. Assim que peguei no engenho e senti o peso da coisa (7,26 kg) pus logo de parte fazer qualquer tipo de aquecimento. Havia que poupar a força :-)

Sem qualquer noção técnica de como se lança, iniciei o concurso com um lançamento a 5,38m. No segundo, graças a uma dica para não trocar os pés, fiz um bocadinho melhor, 5,83m. No terceiro e último lançamento, com mais uma dica para dar mais impulsão ao corpo, consegui melhorar e fazer 6,51m.

Terminados os lançamentos comecei a aquecer para os 1000 metros. Por causa da meia maratona de Lisboa, em vez de pernas tinha dois tijolos. Fiz 20 minutos de aquecimento e mal terminei estavam a chamar para a partida. Perfeito, nem alongamentos, nem rectas, não há tempo para essas mariquices :-)

Saí a sprintar e tentei ir prego a fundo o mais que podia. Surpreendentemente passei aos 500 metros em 1'28''. Não queria acreditar. Tu queres ver que eu vou baixar os 3 minutos no "tarterra", ainda por cima todo moído...mas foi sol de pouca dura, fui perdendo gás e o que me valeu foi um colega do ponterrolense que ficou comigo e por vontade dele tinha-me arrastado até à meta. Terminei com 3.06,1, bastante melhor do que eu estava à espera inicialmente (apontava para 3.10), mas aquém do que a passagem aos 500m perspectivava.

Curiosidade. Consultei a tabela de pontuação da IAAF (versão atualizada de 2011) e não é que os 6,51m no peso (323 pontos) são melhor marca que os 3.06,1 aos 1000 metros (312 pontos). E esta hein!

***

Sem comentários: