terça-feira, 29 de maio de 2012

Regresso à competição

Após três semanas de paragem e duas semanas de treino, fui hoje à pista do Paúl avaliar o meu estado físico. Última jornada do campeonato municipal de pista, apesar de haver provas de velocidade (100m e 200m) tão ao meu gosto, limitei-me a correr os 1500 metros.

Optei por fazer um aquecimento prolongado, 6 km em 32 min. Dores nos tendões de aquiles estiveram sempre presentes, em particular no direito. Uma vez que as sensações não eram as melhores e tinha a certeza que não estava preparado para fazer uma corrida à minha maneira, ou seja, sempre prego a fundo desde tiro de partida, decidi que faria três voltas "a poupar" e depois daria tudo na última.

Para meu espanto, consegui cumprir o meu plano de corrida. Fiz as duas primeiras voltas muito à vontade (senti algo raro em mim, ia folgado), na recta oposta da terceira volta passei para a frente do grupo de 4 atletas com quem seguia para não deixar cair o ritmo. À entrada para última volta três desses atletas ultrapassaram-me, mas não me preocupei pois estava apostar tudo nos últimos 200 metros. Se é certo que eu consegui mudar de velocidade a verdade é que não consegui ultrapassar ninguém, ainda assim fiquei satisfeito com a minha última volta, fiz menos 6,6 segundos que na anterior.

Tempos por volta (375m - perímetro da pista do Paúl)
1ª volta: 73,7 (419m @ 2:56/km)
2ª volta: 77,1 (411m @ 3:08/km)
3ª volta: 77,7 (411m @ 3:09/km)
4ª volta: 71,1 (422m @ 2:49/km)
De acordo com a minha cronometragem pessoal fiz 4.59,7. Atendendo à tabela de avaliação que ontem defini para o teste de hoje:

nota 5 - excelente - menos de 5'00'' (atendendo que o meu melhor no "tarterra" é 4'57'')
nota 4 - bom - entre 5'00 e menos de 5'05''
nota 3 - suficiente - entre 5'05'' e menos de 5'10''
nota 2 - insuficiente - entre 5'10'' e menos de 5'15''
nota 1 - mau - mais de 5'15''

O tempo oficial [5.00,1 confirmado a 31/mai] certamente estará entre a nota 4 e 5, o que significa que ainda há esperança que até meados de julho eu consiga atingir um estado de forma capaz de correr em tartan 1500 metros abaixo dos 4'40''.

***

Sem comentários: