domingo, 30 de dezembro de 2012

São Silvestre de Lisboa 2012

Definitivamente a São Silvestre de Lisboa é a minha prova de 10 km talismã. Senão vejamos. Em 2009, baixei pela primeira vez os 40 minutos. Em 2010, baixei pela primeira vez os 39 minutos. E como não há duas sem três, este ano baixei pela primeira vez os 38 minutos! A continuar assim, lá p'ra 2020 estou no top ten :)
O treino de sábado passado (10 km em 39:08 na Várzea) dera-me boas indicações, contudo duvidava se seria capaz de bater o meu recorde por causa dos quase 2,5 km a subir (não muito prenunciados é certo, mas é a subir!) dos Restauradores até ao Saldanha.
Com um dorsal sub 40' consegui que a partida não fosse um problema. Apenas 2 segundos de diferença entre o tempo oficial e o tempo de chip. Ainda assim, tinha a Bárbara Guimarães (!!!) e o José Figueiras (!!!) à minha frente...
Saí disparado e tentei seguir no ritmo do ex-selecionador de Triatlo, Sérgio Santos, mas ao fim do 1º km (3:19) percebi que era areia de mais para minha camioneta. Tentei estabilizar o meu ritmo e até aos 5 km consegui correr entre os 3:37-3:48 ao km. À passagem da placa dos 5 km o meu garmin marcava 18:14. Acontecesse o que acontecesse só por isso já tinha valido a pena (recordo que o meu melhor aos 5 km no tarterra do Paúl são 18:57).
Após os 5 km voltamos aos Restauradores e voltamos a passar na partida, desta vez em sentido contrário e não deixa de ser irónico por se tem a sensação que a prova efectivamente se inicia aí. A primeira parte da subida foi bem conseguida (6º km em 4:03) mas depois de passar a rotunda do Marquês do Pombal comecei a fraquejar o que se reflectiu no tempo (7º km em 4:23). Os primeiros metros após o retorno no Saldanha foram para recuperar mas já permitiram voltar a rodar a baixo de 4' ao km (8º km em 3:56). Depois, foi prego a fundo com a gasolina que restava (9º km em 3:27 e 10º km em 3:23).
Cortei a meta com um tempo final (oficial) de 37'30'' (tempo chip: 37'28''), o que representou um corte de 1'07'' face ao tempo que obtive na corrida do Tejo deste ano e que era o meu recorde.
***
A jornada desportiva do dia não se ficou pela São Silvestre de Lisboa. Chegado a casa foi tempo de tomar banho, jantar e ir para cama dormir 4 horinhas para depois às quatro da manhã ir dar o meu modesto apoio à meritória iniciativa do Dário Santos (Suar por uma causa - Volta ao Concelho de Torres Vedras - CAT Renascer) de fazer 110 km ao longo da fronteira do concelho de Torres Vedras com o objetivo de angariar fraldas para o CAT Renascer). A minha participação foi simbólica (meros 3 km) mas risquei mais uma task da minha check list...subir à Serra do Socorro!
***

1 comentário:

MPaiva disse...

Nuno,

Foi um fim de prova em grande, que encerra em beleza um excelente ano atltético!

Parabéns!

abraço
MPaiva