segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Campeonato Nacional de Estrada


Depois de uma semana complicada em que pouco treinei e pouco descansei, lá acabei por decidir ir ao campeonato nacional de estrada.

As condições meteorológicas não foram as melhores, choveu durante a prova e o vento contra em algumas zonas do percurso dificultaram a progressão.

A distância da corrida foi de 15 km. O percurso era practicamente plano, com ligeiras inclinações. Aspecto positivo, o facto de os atletas se terem cruzado em diversas zonas o que permitiu a quem seguia mais atrás acompanhar os desenvolvimentos da frente da corrida. Aspecto negativo, a volta inicial junto à partida que em nada contribuiu para o descongestionamento do pelotão e apenas evidenciou a falta de respeito pelo cumprimento integral do percurso pela maioria do pelotão.

Nos primeiros 2-3 kms andei à procura de uma referência para seguir, mas não consegui estabilizar com nenhum grupo, até que passou por mim uma cara conhecida dos campeonatos da ANAV (José Ribeiro - 1º M60) e que me tinha surpreendido pela abada que me tinha dado na maratona do Porto :). Fiz a prova quase toda seguindo na sua peugada , umas vezes à frente (quando o vento estava contra e era ligeiramente a subir), outras a atrás (vento a favor ou ligeiramente a descer) e só nos kms finais ganhei algum avanço, tendo nessa fase seguido com uma atleta do olímpico de oeiras.

O resultado final surpreendeu-me, não por ser um grande tempo, mas porque estava convencido que com o espírito com que inicialmente fora para prova dificilmente sairia alguma coisa de jeito. Felizmente a adrenalina da competição ainda faz efeito.

Derrubei mais uma barreira psicológica, 15 km abaixo de 4 min. ao km, ou seja menos de 1 hora.

Aqui ficam os dados da minha classificação e do meu tempo:

Classificação Geral (Camp. Nacional + Prova Popular  Corrida S. Domingos Benfica)
» 172º Geral
» 34º M35

Classificação Campeonato Nacional
» 139º Geral (dos quais 22 atletas femininas)
» 26º M35

Classificação Nacional Veteranos (ANAV)
» 18º Geral Masculino
» 4º M35

Tempo final: 59:14
foi-me atribuido o mesmo tempo líquido que o tempo oficial (59:14) ...sendo que eu cronometrei 59:10...mas como a foto comprova eu terei cortado a meta com 59:16/59:17...fico-me com os 59:14 oficiais.

Detalhe Garmin:
Primeira légua: 19:07 [ 3:30 / 3:48 / 3:51 / 3:59 / 3:59 ]
Segunda légua: 19:45 [ 3:56 / 3:48 / 3:56 / 4:01 / 4:05 ]
Terceira légua: 19:36 [ 4:07 / 3:43 / 3:51 / 4:01 / 3:53 ]
+ 240m @ 3:00/km [ 0:43 ]

***

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente prestação na minha opinião, sub60 e um 4º lugar no escalão...
Também gosto do sistema de ida e volta pelo cruzar com os outros atletas, em especial os da frente que quase que voam face ao meu andamento, quanto à voltinha inicial era de todo dispensável.
Abraço,
António Almeida

NS disse...

Obrigado António.

Quanto ao 4º lugar, infelizmente a classificação não reflecte a modéstia da minha performance face à qualidade existente no pelotão de atletas veteranos. Esperemos que a Associação Nacional de Atletismo Veterano (ANAV) consiga corrijir essa discrepância através do envolvimento e da captação como associados do maior número de atletas federados com idade de atleta master (mais de 35 anos).

Abraço,
NS

Unknown disse...

Olá Nuno,

Isso foi um excelente resultado, abaixo dos 15 km/h.
Estás de parabéns.....
Um abraço dos Xavieres