segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Regresso à pista!

Regressei à pista este sábado, com a participação na prova de 1500m do Campeonato Regional de Inverno de Veteranos - Lisboa, Santarém e Setúbal, realizado no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor.

Desde março do ano passado que não competia ou sequer treinava em pista, e muitos menos a usar sapatilhas de bicos. Em jeito de accountability tornei público no facebook uma tabela de avaliação da minha performance (nota vinte para qualquer marca inferior a 4'30'' e nota zero para qualquer marca superior a 5'00'') cuja amplitude revela que não fazia a mínima ideia do que estava a valer aos 1500m.

O facto de me estrear a correr pelo Belenenses e ter umas sapatilhas de bicos novas jogava a meu favor em termos anímicos.



A prova em si não tem grande história. As condições climatéricas não eram as ideais, o vento fazia-se sentir, mas pelo menos não estava a chover e a temperatura não era das piores.

Estavam presentes cerca de 18 atletas na minha série. Assim que se deu o tiro de partida decidi seguir o Alexandre Monteiro (que ia tentar correr para baixar os 4'30'') e em função de como me sentisse na primeira volta, logo veria o que fazer a seguir. Mas, uma primeira volta em 70 segundos (ritmo para 4'22''/4'23''), foi o suficiente para perceber que não tinha condições para aquele andamento.


A quebra de ritmo tornou-se inevitável mas pensei que não fosse tão acentuada como acabou por se revelar - passagem aos 1000m em 3'08''/3'09''  - e que terminaria uma marca (4.46,83) longe do meu melhor.

Aqui fica uma análise a este resultado face ao meu histórico recente:


Não há nada como relativizar um resultado "fraquito" e ver o lado positivo da questão:

Apesar de só ter sido a minha sétima melhor marca, não deixa de ser curioso que a marca da maratona equivalente com os mesmos pontos da tabela da IAAF seja uma marca (3h04'35'') bastante melhor do que meu recorde pessoal (3h15'02'').

Reconheço que quando fiz 4'36'', em 2010, julguei que seria possível eventualmente aproximar-me da marca que fiz na primeira prova de pista que participei (4'19'' em 1990 como juvenil de 1º ano). Mas o tempo tem demonstrado o contrário, já me darei por contente se conseguir manter-me nos 4'30s/4'40''s por muitos anos.


Daqui a três semanas em Pombal se verá como irei evoluir...

Sem comentários: