segunda-feira, 31 de março de 2014

RUN 4 BERLIN | O objectivo e o plano

Desde que voltei a correr tenho tido por hábito perseguir objectivos associados à quebra de "barreiras psicológicas". Consegui atingir algumas delas, 10 km em menos de 40 minutos, meia maratona em menos de uma hora e meia, 15 km em menos de uma hora. Outras ainda estão por atingir, como por exemplo, 1500 metros em menos de 4'30'' ou 3000 metros em menos de 10 minutos. Mas, de todas, a que mais ambiciono é:

BAIXAR DAS 3 HORAS À MARATONA.

Portanto, de objectivo estamos conversados. Quanto ao plano, depois da leitura deste livro:



decidi pela primeira vez seguir (quase) à risca um plano de treino proposto.

O livro sugere 5 abordagens (+1 para iniciantes) de treino para a maratona. A minha escolha recaiu no programa «ciclos de 5 semanas» por ser aquele que me pareceu que melhor compatibiliza o treino da maratona com o treino para outras distâncias, e que no meu caso vem a calhar porque os nacionais de pista ao ar livre decorrerão em julho, ou seja, ponto intermédio entre hoje e o final de setembro.

Aqui ficam as primeiras cinco semanas.


Em que:
(E) Easy running; (L) Long running; (M) Marathon-pace running;
(T) Threshold running; (I) Interval training; (R) Repetition training.


Como todos os planos é um guia, no qual terei liberdade total para substituir as sessões de treino T, I e R por competições.

Por último a questão dos ritmos de referência para cada tipo de treino.

De acordo com os meus resultados mais recentes em competição, identifiquei o VDOT correspondente:


De forma conservadora, mas acima de tudo racional, o VDOT que vou tomar como ponto de partida é o da meia maratona, e que casa com a ideia de que se deve iniciar o programa de treino 3 níveis abaixo do VDOT da marca objetivo (2h59'59'' <=> VDOT = 53,58 aprox. 54).

Os ritmos de treino de referência serão estes:



Sem comentários: