segunda-feira, 7 de julho de 2014

Da Estrada Para A Pista


No sábado participei na corrida solidária «Da Estrada Para A Pista» uma iniciativa da Xistarca que visa dar a conhecer o "prazer" da pista aos atletas que habitualmente não competem nesse tipo de provas.

Sem poupanças (na quarta fizera um treino exigente de ritmo para maratona) mas confiante com a evolução que o meu nível de forma vêm apresentando, acreditei que seria possível bater o meu recorde pessoal.

Corri a segunda série (atletas com idades entre 35 e 44 anos). Enquanto aquecia no relvado sintético do Estádio 1º de Maio assisti à primeira série (>44 anos) onde o vencedor - Fernando Alves (AA Mafra) - acabou por ser o atleta que fez o melhor tempo de todas as séries.

Dado o elevado número de atletas (41) que a minha série teve, não quis correr riscos com toques na partida e saí disparado. Passei aos 200 metros isolado com 38 segundos. Como a ideia era tentar correr o mais possível próximo dos 17:30 (3:30 ao km, 84'' aos 400m) abrandei e passei aos 400m em 78''. Convenci-me que com o meu abrandar iria ser passado, mas para minha surpresa ninguém o fez e senti que se formou um grupo atrás de mim. Passagem ao 1.º km em 3:24 e só depois disso o atleta que acabaria por ganhar a série - Carlos Almeida - passou para a frente. Como me pareceu ser atleta capaz de correr abaixo dos 17 minutos não tentei seguir e deixei-me ir no meu ritmo. Sem poder ir na "cola" de ninguém, o meu ritmo em registo de "front running" foi progressivamente caindo, aqui e ali prejudicado também pelas cada vez mais ultrapassagens na pista 2 e 3 a atletas mais lentos.

Quando faltavam cerca de 500 metros fui ultrapassado por outro atleta - Alexandre Monteiro (RB Running) - que acabou forte (últimos 400m em 75'') e que fez com que eu também terminasse com a minha volta mais rápida (77'').

Saldo final: recorde pessoal com 17:33. Se porventura precisasse de dissipar dúvidas quanto ao treino que tenho vindo a fazer, bastava-me observar a evolução conseguida aos 5000 metros em 16 semanas (melhoria de 21 segundos - antes 17.54,97).


***

Tempos de passagem ao km:
01 km: 03:24 (03:24)
02 km: 06:57 (03:33)
03 km: 10:31 (03:34)
04 km: 14:08 (03:37)
05 km: 17:33 (03:25)

***


Sem comentários: