segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Análise comparativa dos meus melhores tempos por distância

Concluída a maratona de Berlim, dei como terminada a época 2013/2014.

Em jeito de balanço, actualizei um quadro comparativo das minhas melhores marcas (em pista e estrada). Esse quadro tem a particularidade de, para além de indicar o meu recorde, apresentar a marca equivalente nas restantes distâncias, de acordo com a pontuação da tabela da IAAF.

Aqui ficam algumas considerações:

  • Todos os recordes apresentados foram estabelecidos no decurso de 2014, excepto o de 10 km em estrada (sendo que fiz em 2014 uma marca muito equivalente 37:34 na corrida do Oriente) e o da meia maratona (fiz também em 2014 melhor cerca de 3 segundos, mas considero que o percurso não estava bem medido...);
  • Claramente a minha marca à meia maratona está "desactualizada". A ver se ainda é possível até ao final do ano "corrigir" a situação e fazer pelo menos uma marca na casa da 1 hora 24 min.;
  • O facto de ainda conseguir "produzir" uma marca de melhor valia aos 800 metros do que a qualquer distância superior aos 3000 metros faz-me acreditar que ainda tenha "bastante" margem de progressão nas distâncias superiores;
  • Por outro lado, indicia que o volume de treino a que me sujeito não estará "adequado" as corridas de maior duração;
  • Por último, a tabela de marcas equivalentes evidencia que o objectivo mor de baixar as 3 horas à maratona terá de ser acompanhado por um "corte" ainda expressivo no meu recorde do 10 km (pelo menos um tempo inferior a 37 min.).

Sem comentários: