sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

El Mouaziz quase, quase...mas o António Pinto é o n.º 1 na Maratona de Londres!

Ainda a propósito da maratona de Málaga.

A organização da prova tinha como cartão de visita o duelo entre dois ex-campeões mundiais da maratona, Abel Anton (1997 e 1999) e Martin Fiz (1995, vice em 1997).


Mas quem verdadeiramente despertou a minha atenção foi outra grande referência mundial da maratona, o atleta marroquino Abdelkader El Mouaziz, que continua a correr e bem. Venceu a prova no ano passado e nesta edição ficou em segundo lugar com 2h22, isto aos 44 anos.


Mouaziz foi um atleta que se destacou no final dos anos 90, primeiros anos do novo milénio, em particular na maratona de Londres, prova que venceu por duas vezes, para além de outros resultados de relevo na mesma prova.

Durante a minha corrida fiz uma nota mental: comparar os resultados do Mouaziz na maratona de Londres com os do António Pinto para saber quem tinha sido mais consistente.

Aproveitando esta semana de inactividade pus mãos-à-obra.

Para tal socorri-me das classificações dos 10 primeiros das 23 edições da prova (1981-2013) para construir uma classificação virtual, baseada no seguinte sistema de pontuação: 1º lugar - 10 pontos, 2º lugar - 9 pontos, (...), 10º lugar - 1 ponto.

Apesar do A. El Mouaziz ser um dos atletas com maior número de presenças no top 10 da maratona de Londres (8 vezes, tendo o António Pinto, o Jaouad Gharib e o Hendrick Ramaala o mesmo registo) perde aos pontos com o nosso António Pinto, que é o atleta com maior número de pódios (7) e que reparte a liderança do número de vitórias.(3) com queniano Martin Lel e o mexicano Dionisio Céron (três vitórias consecutivas (1994/95/96). Dos atletas em actividade aquele que claramente pode roubar este lugar de destaque do António Pinto é o etiope Tsegay Kebede que conta já com 2 vitórias, um segundo lugar e um terceiro.




Aqui fica o top vinte da classificação virtual do melhor maratonista de sempre na maratona de Londres:


Sem comentários: