segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

São Silvestre de Lisboa 2014



Se na semana passada tinha ficado com a ideia de que estava a valer aos 10 km uma marca no minuto 36, este sábado confirmei essa performance.

O relato da prova faz-se numa penada. Partida do bloco sub-40, algum congestionamento nos primeiros metros até entrar na Rua do Ouro, a forçar na Rua do Arsenal para me chegar mais à frente possível e a partir daí deixei-me ir num grupo. Mais uma vez resisti à tentação de olhar para o garmin - racer mode ligado - de tal maneira que só tive a primeira referência tempo/distância quando passei no controlo dos 5 km (17:56). Esse tempo de passagem deu-me confiança e decidi arriscar, saí da posição de resguarda do grupo e comecei a correr ao meu ritmo sozinho. Até chegar aos Restauradores fui a pensar como abordar a subida. Equacionei duas hipóteses: subir de forma conservadora para depois dar tudo na descida ou forçar na subida e depois descer como estivesse. Optei pela segunda...mas mesmo assim o último km foi feito em 3:12 (uma novidade da organização bem engraçada, classificação específica para esse segmento da prova) que correspondeu ao 105.º melhor tempo, o que não difere muito da classificação final, 98.º lugar da geral.



Ao longo de 2014 tinha batido todos os meus recordes pessoais, quer em estrada quer em pista, à excepção dos 10 km. Não podia ter terminado o ano da melhor forma, com essa «prenda no sapatinho»!

***

2 comentários:

António Almeida disse...

Parabéns meu caro pelo teu ano desportivo, também por te manteres resistente aqui na blogosfera diat corredora.
Bom ano para ti e família.
Grande abraço.

NS disse...

Obrigado, António. É verdade, o facebook tem dizimado muito da atividade blogueira (as aplicações do tipo garmin connect, strava, e outras que tais, também não ajudam) mas gosto de manter o meu "caderninho de treinos" aqui pois tem todo o histórico.

Abraço e retribuo os votos de bom ano para si e para os seus.